2015 foi-se

Havia planejado publicar esse texto no último dia do ano, mas sendo esse um blogue que nasceu e se fez nas segundas-feiras, eis aqui minha despedida de 2015, na última segunda do calendário. E que ano, caríssimos! Nem de longe foi o melhor da minha vida e igualmente nem de longe foi um dos piores. Já falei aqui muitas vezes de como segundas-feiras são importantes para mim, como as encaro como um recomeço. O primeiro dia de um novo ano é como se fosse uma segunda-feira tamanho gigante. É claro que podemos recomeçar todos os dias, mas como tenho essa mania de esperar “ciclos” se fecharem para pôr em prática minhas vontades, o início de um novo ano é a minha grande oportunidade.

Embora esse não tenha sido um ano de todo ruim, eu considero que a maior recordação que vou levar dele é a da morte do meu tio-avô, a quem tanto amava. Tenho certeza de que ele me amava também, embora nunca tenha expressado isso em palavras. É nesses momentos tristes que a gente percebe que atitudes realmente valem muito mais do que frases feitas. Ele foi a primeira pessoa ligada a mim que perdi para a morte. Estivemos vivos simultaneamente por vinte e dois anos, tempo suficiente para acumularmos muitas histórias juntos. Um dia, quem sabe, ainda escrevo sobre ele por aqui.

Esse também não foi de muitas realizações. Foi quase um ano sabático, em que me permiti não realizar grandes feitos. Ademais, chegado o seu fim, retornam as atividades, e é justamente isso que quero para o próximo ano: trabalhar. 2016 será um ano de muitas metas, algumas importantes, outras nem tanto. Se esse foi um ano de muitas incertezas, quero muito que o próximo seja o ano das certezas, dos passos firmes, de seguir o itinerário que foi tão planejado.

Fiz uma lista de metas para bater em 2016 e, se eu ainda lembrá-la (e se ainda estiver escrevendo no blogue daqui a um ano), compartilho os resultados com você, Leitor. Continuar blogando é uma dessas metas. Para isso, o Satãnatório vai ter que sobreviver à turbulência dos próximos doze meses. Esse é apenas o post de número trinta e um em quase sete meses de blogue. A sensação que tenho é de que estou escrevendo aqui há uma eternidade. Muita gente interessante apareceu por aqui nesse curto espaço de tempo. Ler as inquietações das pessoas que me acompanham é o que mais me motiva a continuar escrevendo sobre as minhas. E é este o meu maior desejo para 2016: muitas inquietações para todos nós, nada de paz. Sábia foi a pessoa que disse que a paz não leva a lugar nenhum, que ela é apenas um barco perdido no meio de um oceano sem vento. Parafraseando Raul Seixas, “se o que você quer em sua vida é só paz, muitas doçuras, seu nome em cartaz […] eu provo sempre o vinagre e o vinho, eu quero é ter tentação no caminho, pois o homem é o exercício que faz.” Então é isso, caríssimos. Muita tentação em nosso caminho. Que venha 2016!

Deixe um comentário

20 Comentários

  1. Meus sentimentos pelo seu tio-avô, perde quem a gente ama é difícil, mas ele está em um lugar melhor.
    Que 2016 venha cheio de tentações, desafios e recomeços. Não sei pq, mas sinto que esse ano será especial.
    Bjuss, Luh.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  2. Que venha 2016 meu caro, também pretendo retomar meu blogue, deixado de lado nos últimos dias desse ano porque a realidade me obrigou às suas linhas e sobrou pouco ou nenhum tempo para eu ser Catarina, essa minha sombra no chão…
    Não faço promessas, apenas desenho desejos na pele e vamos em frente, ao som de U2. rs

    bacio e que suas segundas amanheçam sempre ensolaradas se gostares de sol. Da minha parte quero dias de nuvens, chuvas e trovões.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  3. Obrigado por nos agraciar com suas palavras neste ano que foi, no mínimo, turbulento.
    Que 2016 seja repleto de inquietações e conquistas. Nos encontramos do outro lado da virada!

    Abraços e beijos mil.
    Amo você.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  4. Éeee, na tempestade aprende-se e, uma vez, li que a dificuldade molda o caráter… Bem verdade. Feliz novo ano desafiador. Meus pêsames por seu tio-avô.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Hj li o meu relatório do wordpress, e que coincidência…a segunda-feira foi o dia em q mais escrevi. A segunda-feira é o recomeço.
    Abraço e um bom 2016 para você e todos nós.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  6. rodrigoserrao

     /  30 de dezembro de 2015

    Eu me identifiquei profundamente com o seu ano, acredita? Posso dizer que passamos pelas mesmas coisas ueheeuh. Mas enfim, espero que continue com o blog, é uma meta também continuar com o meu! Abraços! =]

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  7. Adorei o desejo de muitas inquietações, nada de paz. Hahahahahaha!

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  8. Que seja satisfatório, para todos nós ( que os desatemos, na medida )! Grandioso 2016 Jaírlos!!!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Sinto pela sua perda! Mas 2.016 será um ano de paz e perseverança.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  10. lenah24

     /  11 de janeiro de 2016

    Coragem,garra e muita luz na sua estrada!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

