amador profissional

Em 1977, Clarice Lispector disse em uma entrevista para o programa Panorama da TV Cultura que não era uma escritora profissional porque só escrevia quando queria. Foi assistindo a essa entrevista que me dei conta do meu amadorismo profissional.

Eu não sou uma profissional, eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então com relação ao outro. Eu faço questão de não ser uma profissional para manter a minha liberdade.
Clarice Lispector

Só consigo fazer algo com total satisfação quando faço porque quero. E isso se aplica a quase tudo, desde ver filmes e ler, que são coisas que eu amo, até escrever aqui no blogue. Tento não forçar a barra com nada, e isso explica muita coisa na minha vida. É por isso que eu gostava muito mais e me saía melhor quando o tema da redação da escola era livre, quando eu podia escolher em que equipe trabalhar, quando o tema do meu trabalho de ciências era eu quem escolhia, quando a professora me deixava escolher qual período histórico eu iria abordar. E isso se aplica na minha vida até hoje. É muito melhor quando o roteiro que vou escrever não tem gênero definido, o filme que vou fazer não tem minutagem limite, quando o artigo não tem o número de caracteres pré-estabelecido. Mas o errado nisso tudo sou eu já que, sem esses limites, o mundo seria uma zorra. Aceito que devo respeitá-los, embora nem sempre os obedeça.

Voltei de viagem faz alguns dias e embora estivesse com a bendita vontade de escrever aqui, faltou-me tempo. Tive algumas ideias enquanto estava fora e que vou tentar desenvolver com mais calma quando a poeira baixar. Mas tenho que confessar que estava pensando em fazer uma lista de músicas para ouvir durante a viagem de ida e outra para se ouvir durante a viagem de volta. Quem disse que eu tive tempo? Enfim, a ideia ficou engavetada e em uma próxima viagem eu vejo se faço, porque agora que voltei a ideia perdeu a graça. Além disso, não quero fazer uma lista de músicas para viagem sem que eu a tenha ouvido antes de indicar a vocês.

Mas o que eu não pude deixar de notar é que mais uma vez fui atingido pelo efeito “viagem de volta”. Esse efeito é a impressão que temos de que a viagem durou menos tempo na volta do que na ida, mesmo que a distância percorrida e a duração tenham sido as mesmas nos dois percursos. Isso sempre acontece comigo quando viajo e volto para o lugar de antes.

Também tento viajar apenas quando quero. Nem sempre é possível obedecer à minha vontade, mas como na maioria das vezes é algo que eu planejo, talvez a ansiedade da ida faça parecer o relógio trabalhar mais lentamente.

Para concluir mais um texto sobre absolutamente nada, deixo com vocês dois vídeos. O da entrevista de Clarice Lispector para o programa Panorama (a última entrevista dela, ou uma das últimas, não sei ao certo), para que vocês tenham a certeza de que esse que vos escreve não faz parte dos criadores e divulgadores de falsas citações, nem do time de leitores do site Pensador. Aproveito também para indicar o texto do blogue 1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer Sobre Falsas Autorias e Erros de Citação.

Panorama com Clarice Lispector

Embora o dia dos namorados já tenha passado, eu deixo aqui também a versão da música “Eu Amo Você” do Tim Maia na voz de Marcelo Falcão, d’O Rappa. Ele liberou a música no dia 12, mas como eu estava sem tempo comemorando o dia dos apaixonados, venho atrasado deixar a música aqui com vocês. Até a próxima. Abraçaço.

Marcelo Falcão – Eu Amo Você

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Nunca vi texto que me definisse tão bem! MEU DEUS! Apaixonada nos seus textos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

